As estruturas estão constantemente submetidas às ações do vento, provocando efeitos dinâmicos que devem ser adequadamente avaliados durante a fase de elaboração do projeto estrutural. A NBR 6123 (forças devidas ao vento em edificações) fornece diretrizes e métodos para a determinação das forças de vento em estruturas a partir de suas dimensões, da topografia e da densidade de área construída na região onde se encontram. No entanto, existem casos em que a edificação não se enquadra nos limites definidos pela norma. Isso pode ocorrer se a estrutura for bastante alta e esbelta ou se seu formato for diferenciado o suficiente para dificultar uma avaliação adequada das incidências de vento e dos parâmetros de arrasto. Além disso, a presença e configuração de edificações vizinhas podem induzir a um comportamento complexo do vento, mesmo se a estrutura se enquadrar nos limites da norma. Nessas situações, o ensaio em túnel de vento se torna fundamental.
O Paradise Sky Tower, localizado em Chapecó, Santa Catarina, é um edifício com 150 metros de altura e dimensões em planta de aproximadamente 25 metros por 10 metros. Devido a sua elevada altura e esbeltez foi recomendada a realização de um ensaio em túnel de vento para obter tanto as forças estáticas equivalentes quanto a resposta dinâmica da estrutura.
Foi construído um modelo em escala reduzida do edifício e da sua vizinhança. Esse conjunto foi montado sobre uma base giratória, permitindo a simulação de ventos em diferentes ângulos de incidência. A pressão do vento em cada uma das fachadas foi medida a partir de pontos de tomada de pressão distribuídos ao longo do modelo. Dessa forma, foi possível efetuar uma avaliação muito mais refinada e precisa dos efeitos dinâmicos devido ao vento.
Uma das principais descobertas ao analisarmos os resultados do ensaio do Sky foi a ocorrência de deslocamentos significativos no topo do edifício no sentido transversal ao vento aplicado, em torno de sua menor esbeltez. Esse fenômeno, conhecido como desprendimento alternado de vórtices, gera deslocamentos elevados nos andares superiores, podendo causar desconforto aos ocupantes. Felizmente, como o estudo foi realizado durante a fase de elaboração do projeto estrutural, pudemos fazer ajustes críticos no modelo estrutural desde o início. Ao revisarmos os materiais empregados e a geometria dos elementos da estrutura, conseguimos aumentar significativamente a rigidez global do edifício. Esses ajustes reduziram a sensibilidade da torre às vibrações causadas pelos vórtices, melhorando a estabilidade e o conforto dos usuários.
A integração de análises detalhadas, como o ensaio em túnel de vento, no processo de projeto estrutural, demonstra a importância de abordagens inovadoras e proativas na engenharia civil moderna.